Reserve!
(11) 4023-8000

Itu...

Possui uma população estimada de 163.882 (IBGE/2013) e área de aproximadamente 640 km². Com setores industrial e comercial amplamente desenvolvido e fundamental para a economia local, Itu se destaca também como Estância Turística e atrai visitantes durante o ano todo, seja por sua fama de Terra dos Exageros (dada pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício), seja por seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico.

História

A construção de uma capela, em 1610, onde hoje se encontra a Igreja do Bom Jesus, foi o grande marco de fundação de Itu. Na época, o bandeirante Domingos Fernandes, juntamente com seu genro, Cristóvão Diniz, ergueu o local para devoção a Nossa Senhora da Candelária, que mais tarde se tornaria Padroeira do município.

A Vila de Itu foi elevada à categoria de cidade em fevereiro de 1842 e, no mesmo ano, participou ativamente da revolução liberal que eclodiu em várias partes do país, organizando uma força de 300 homens, junto à tropa de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

A participação de Itu na política Nacional teve também grande destaque na Magna Convenção do Partido Republicano em 1873, nela realizada. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.

A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica. Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da Província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.

Foto Cidade Itu
Foto Cidade Itu
Foto Cidade Itu

DICAS

  • FAZENDA CHOCOLATE

    A Fazenda do Chocolate é um passeio pela história que nos remete aos tempos do Brasil colônia em meio a sua arquitetura preservada, registro dos importantes ciclos da história do Brasil. É um espaço muito agradável para passar o dia com a família. No seu estilo caipira proporciona aos visitantes contatos com vários animais mansos, compras de produtos variados e diversão garantida para as crianças e adultos.

  • Parque MAEDA

    O Parque Maeda é um complexo de lazer campestre oferecendo a maior estrutura para a prática da pesca esportiva, oferece grande restaurante e muitas atrações como passeios de trem, cavalo, pônei, brinquedos para as crianças, piscinas com toboágua, teleférico, esportes radicais, Jardim japonês e muito mais.

  • MUSEU DA ENERGIA

    No Museu da Energia localizado no ”Centro Histórico de Itu”, você realiza um passeio pelas mudanças culturais que o consumo de energia elétrica provocou na vida da sociedade de 1850 a 1950.

  • PARQUE DO VARVITO

    O Parque do Varvito é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul. Interessou!